Dicas de conservação Alrossio

Não há como evitar: toda bateria de telemóvel sofre uma perda gradual de sua capacidade, ao longo dos meses e anos de uso. Mas há algumas coisas que o usuário pode fazer para tentar preservar o aparelho e ter uma bateria mais duradoura. Veja as dicas da Alrossio.

Carregas o seu telemóvel na hora de dormir

Carregar o telemóvel antes de dormir é um hábito comum, afinal esse é um momento onde assim como eles, também estamos recarregando as nossas energias. No entanto, surge a questão. Este hábito pode ser prejudicial para a saúde da bateria do telemóvel?


Bom, isso depende. O problema não está de facto no carregamento em si, mas em como ele é feito. Carregar o telemóvel em momentos de ociosidade, é altamente indicado. Mas, antes de dormir com o telemóvel carregando, é importante sempre ter em mente que seu smartphone não pode ficar sobre superfícies que armazenam calor.


É muito tentador deixár o aparelho carregando naquela tomada próxima à cama, no entanto o recomendado é dormir bem longe do seu smartphone, principalmente se ele estiver carregando. Você pode deixá-lo carregando ao lado da cama sobre uma cadeira, mesa de cabeceira e outras superfícies que não armazenam calor. Assim, além de reduzir muitos riscos, você também pode garantir um carregamento mais seguro para você e seu smartphone.


Carregue até a porcentagem ideal


Às vezes precisamos pegar o telemóvel  antes mesmo dele atingir uma carga completa, né? Mas, você já se perguntou: — afinal, existe uma porcentagem ideal para tirar o smartphone? Segundo as fabricantes de smartphone, a partir de 80% de carga os modelos ficam com bateria ideal para uso.

Pensando agora no caminho contrário, vários modelos de smartphone também exibem um aviso de necessidade de carregamento quando a bateria atinge entre 25% e 20% de carga. Então, o ideal é manter seu celular carregado entre 20% a 80% para aproveitar uma melhor capacidade de bateria e funções do dispositivo.

Aquecimento excessivo

Tente proteger seu smartphone das temperaturas extremas. O frio pode ajudar a degradar a bateria, mas o inimigo maior é mesmo o calor. Aparelho muito quente tem sua bateria comprometida, em especial, as de íons de lítio, que perdem capacidade gradativamente e acumulam danos ao longo do tempo.

Atenção ao deixar o celular exposto ao sol no carro, na praia ou piscina. E se algum jogo está deixando o aparelho tostando, tente ajustar as opções gráficas para um nível menos exigente.


Carregando, não

Tente não usar o smartphone enquanto ele estiver carregando. O processo, em especial com carregadores super rápidos ou sem fio, deixa o celular aquecido por inteiro. Evite ainda deixar o smartphone carregando em cima da cama, do sofá ou de almofadas. Prefira uma superfície mais fria. E mantenha o ambiente ventilado.

Use carregadores com a potência ideal

Muitos modelos de smartphone hoje em dia, tem suporte para carregamento turbo. Ou seja, também são vendidos pelas fabricantes modelos de carregadores que oferecem potências mais altas de carregamento. No entanto, vale ressaltar que esse carregamento é só indicado para modelos compatíveis.

Usar um carregador turbo em um celular sem suporte, pode estressar a bateria provocando aquecimentos, sendo um alto risco para o usuário. Por isso, o recomendado é sempre usar carregadores originais e com a potência indicada para seu celular.

Otimize as configurações.

Há duas maneiras simples de economizar bateria, sem importar como você usa o seu dispositivo: ajuste o brilho da tela e use Wi-Fi.

Reduza a luminosidade da tela ou ative o Brilho Automático para aumentar a duração da bateria.

Quando você usa seu dispositivo para acessar dados, conexões Wi-Fi consomem menos energia que redes celulares, então mantenha o Wi-Fi sempre ligado.